sexta-feira, abril 27, 2007

Aula de Calistenia


Calistenia é palavra de origem grega (kallós – belo; sthenos – força; sufixo – ia. No "Dictionaire Grec-Français" de A. Bailly encontramos Kalli-sthenes; para Wood, a tradução seria "cheio de vigor" ou em melhor interpretação "Força Harmônica". Assim, em português, diríamos que a calistenia (serve para promover a graça e força corporal por meio de exercícios musculares". Laudelino Freire ("Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa") empresta à palavra calistenia a seguinte significação: "Coleção de preceitos ginásticos para uso das crianças". Ignoramos o porque dessa limitação às crianças.
Quando ouvimos dizer que os gregos buscavam ou praticavam a calistenia, isto não significa que praticassem o que hoje entendemos por calistenia, mas que buscassem, por meio de exercícios corporais, essa força harmoniosa de que nos fala Wood.

Em geral calistenia é um metodo de ginastica geralmente pracida em galera, e claro que sempre é legal assistir (principalmente quando são os bixos que fazem) pra ver a coordenação do pessoal.

2 comentários:

myllena alencar disse...

nada ver o que escreveu!

gonzo disse...

estamos perguntando o modo de aula a por em pratica e nao sua origem.